Sobre o GT

O Grupo de Trabalho (GT) de Gênero e Imigração foi criado com o objetivo de fortalecer e aprofundar as discussões referentes a estes dois campos de estudos no âmbito da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (APEC), considerando o número significativo de pesquisas desta natureza que vêm sendo produzidas nos últimos anos tanto no Brasil quanto no exterior. De maneira resumida, podemos dizer que nossos objetivos são: incentivar a divulgação e discussão das pesquisas em andamento, trabalhar na articulação com outros grupos e fomentar a sensibilização sobre as temáticas de gênero e imigração.

História do GT

O Grupo de Trabalho de Gênero e Imigração da APEC nasceu em outubro de 2011 a partir da união entre os antigos GTs de Gênero e de Imigração (fundados em 2009). O objetivo desta junção é dar continuidade ao cumprimento dos objetivos traçados inicialmente por ambos os grupos, bem como estimular a convergência de pesquisas desenvolvidas nos referidos campos de estudos.  
 
A seguir, descreveremos de maneira mais detalhada as justificativas e os objetivos deste GT. Para isto, reproduziremos partes do documento “Proposta de Criação do Grupo de Trabalho de Gênero no âmbito da APEC”, de 22 de maio de 2009, pois acreditamos que, desta maneira, estamos não apenas deixando clara a nossa intenção de dar sequência ao legado que nos foi deixado, mas reconhecendo o esforço das pessoas envolvidas que tanto ajudaram na construção da história da APEC.

Justificativas

  • Fortalecer e aprofundar as discussões de gênero e imigração no âmbito da APEC, considerando o número significativo de pesquisas que vêm sendo produzidas nos últimos anos nestes campos teóricos, tanto no Brasil quanto no exterior;
  • Compartilhar com outros/as pesquisadores/as de ambas as áreas as pesquisas produzidas no Brasil, na Espanha e em outros países europeus e latino-americanos sobre as questões de gênero e imigração.

Objetivos

  • Divulgação e discussão das pesquisas em andamento;
  • Articulação com outros grupos de pesquisa e pesquisadores/as, ONGs, instituições e demais órgãos públicos, que atuam e/ou trabalham sob os temas de gênero e imigração no Brasil, na Espanha e em outros países europeus ou latino-americanos;
  • Sensibilização sobre as temáticas de gênero e imigração.
Deixe um comentário

1 comentário

  1. Martim

     /  novembro 29, 2011

    parabéns pela iniciativa do blog. ficou muito bom.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: